I SIMPÓSIO REGIONAL DE IMUNOLOGIA: atualidades em imunoterapia
Bloco 4K - Campus Umuarama - UFU
Uberlândia - MG
8 e 9 de novembro
Para visualizar os resumos aceitos, clique aqui
Apresentação
Prezados,
A Imunologia surgiu dentro da Medicina e revolucionou a arte de curar, prevenir ou controlar as doenças. Foi somente através desta ciência que fomos capazes de intervir no curso natural das mais diversas patologias e, com o passar dos anos, novas descobertas têm nos possibilitado aumentar mais ainda a expectativa e qualidade de vida do homem. A imunoterapia, nesta perspectiva, surge como um tipo de tratamento biológico que tem como objetivo potencializar o sistema imunológico de maneira que este se torne mais apto a combater infecções, doenças hereditárias, autoimunes e o câncer. Assim, o “I Simpósio Regional de Imunologia: Atualidades em Imunoterapia” organizado pela Liga Universitária de Imunologia da Universidade Federal de Uberlândia será realizado com o intuito de trazer luz as recentes descobertas neste ramo da Imunologia e abordar de forma interdisciplinar seus impactos na saúde humana e animal.
Comissão organizadora do I Simpósio Regional de Imunologia: atualidades em imunoterapia
Realização
Em abril de 2017 foi criada a Liga Universitária de Imunologia, formada por discentes do Programa de Pós graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas (PPIPA), com o apoio dos professores Tiago Mineo e José Roberto Mineo.
A iniciativa de formar a LUI surgiu a partir do interesse em integrar discentes de diferentes cursos das áreas biológicas e da saúde ao PPIPA. Por isso, o seu objetivo principal foi e é auxiliar na formação profissional dos acadêmicos, a atualização contínua dos alunos na área de Imunologia, bem como ampliar as relações científicas com a sociedade. Após a realização do IV Ciclo de Palestra, a LUI decidiu ampliar este evento para o I Simpósio Regional de Imunologia: atualizações em Imunoterapia. Tal simpósio além de dispor da presença de palestrantes de Uberlândia e região abordando a temática central, Imunoterapia, contará com a apresentação de trabalhos científicos e desenvolvimento de anais. Contamos com a presença de todos e esperamos que aproveitem o Simpósio da melhor maneira possível.
O Programa de Pós-graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas (PPIPA) completou 28 anos recentemente, contemplando mestrado e doutorado.
O Curso de Mestrado foi recomendado pelo Grupo Técnico Consultivo da CAPES em 31 de outubro de 1991 (DAA/GTC/096/91 com início de suas atividades em abril de 1992. Foi reconhecido pelo Ministério de Estado da Educação e do Desporto através da portaria 490 de 27 de março de 1997. Na avaliação quadrienal 2013-2017 da CAPES obteve conceito 6.
Ao curso poderão candidatar-se graduados portadores de diploma universitário na área biomédica, em cujos currículos constem as disciplinas de Imunologia e Parasitologia.
O Curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas foi recomendado pelo Conselho Técnico Consultivo da CAPES em 25 de maio de 2000, com início de suas atividades no segundo semestre do mesmo ano.
Ao curso poderão candidatar-se graduados portadores de diploma universitário na área biomédica ou áreas afins, em cujos currículos constem as disciplinas de Imunologia e Parasitologia.
Desde o início das atividades do Programa de Pós graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas até abril de 2014 foram defendidas:
- 183 Dissertações de Mestrado
- 66 Teses de Doutorado